Sobre nós
Nossa proposta pedagógica parte da premissa de que o desenvolvimento integral da criança é construído através das interações sociais, onde o brincar tem influência significativa no processo de aprendizagem. As vivências diárias propostas na Educação Infantil desenvolvem a autoconfiança, a autonomia, a formação emocional dos nossos alunos e aquisição de conhecimento. Para alcançarmos estes objetivos, estimulamos a criança a:
+30
anos de experiência
-
Sentir-se acolhida e ouvida, através das relações respeitosas.
-
Experimentar e utilizar recursos de que dispõem para a satisfação de suas necessidades essenciais, expressando seus desejos, vontades e agindo com progressiva autonomia.
-
Brincar, relacionando-se com outras crianças, com seus professores, demonstrando suas necessidades e seus interesses, apoiando a autoconfiança.
-
Valorizar ações de cooperação e solidariedade, desenvolvendo atitudes de ajuda e colaboração com o outro.
-
Compartilhar suas experiências e vivências cotidianas.
-
Participar e interessar-se por situações que envolvam a relação com o outro.
- Respeitar o convívio social.
- Ter iniciativa para resolver pequenos problemas e situações do cotidiano, pedindo ajuda, se necessário.
- Respeitar e valorizar os sentimentos expostos em casa situação.
- Utilizar diversas linguagens para se expressar, mas principalmente a conversa, o acolhimento.
Missão
Levar a criança a experimentar vivências positivas e lúdicas na primeira infância, através do acolhimento, de uma comunicação respeitosa, num ambiente que integre a todos.
Visão
Ter um trabalho de excelência e referência em Educação Infantil, através de formações continuadas à equipe e um olhar personalizado aos nossos alunos e famílias.
Valores
Nossos valores estão baseados no acolhimento, respeito, atendimento humanizado e atualização dos processos pedagógicos.
Projeto "Conhecendo minhas emoções"
A Escola Dimensão acredita que o trabalho realizado com os nossos alunos deve colaborar para a formação emocional do educando. Que uma educação completa seja aquela que contempla a formação integral do ser: seu aspecto físico, cognitivo, emocional e social. Os benefícios de se trabalhar a inteligência emocional na escola são muitos. Tanto para os alunos quanto para todos os envolvidos com o seu aprendizado. A psicologia infantil já comprovou que crianças capazes de regular suas emoções tendem a prestar mais atenção, colocar mais esforço na tarefa, ter níveis menores de estresse e também tendem a conseguir mediar conflitos.
Quando falamos em regular emoções, estamos falando essencialmente de inteligência emocional – um conceito relacionado com a chamada “inteligência social”, presente na psicologia e criado pelo psicólogo americano Daniel Goleman.
Para ele, inteligência emocional pode ser dividida em 5 habilidades socioemocionais: conjunto de habilidades que ajudam cada pessoa a lidar melhor consigo e com o outro.
Autoconhecimento emocional: É a capacidade de reconhecer as próprias emoções e sentimentos. As pessoas com esta habilidade são melhores “pilotos” das suas vidas.
Controle emocional: É a habilidade de lidar com os próprios sentimentos, adequando-os a cada situação vivida. Por exemplo: se estamos tristes, podemos escolher pensar de maneira otimista, da mesma forma que um passeio pode nos acalmar quando estamos com raiva.
Automotivação: É a capacidade de dirigir as emoções à serviço de um objetivo ou realização pessoal. Se nos deixarmos levar pela ansiedade e pelos aborrecimentos, dificilmente conseguiremos nos concentrar na tarefa que estamos realizando.
No mundo cada vez mais tecnológico, as habilidades socioemocionais tornam-se cada vez mais imprescindíveis nas nossas vidas e nas Escolas.
Semanalmente com a mediação da nossa Psicóloga Andréa, atividades planejadas serão realizadas com as turmas.
Você sabe o que é Educação Respeitosa e Disciplina Positiva?
Educar respeitosamente significa, de fato, respeitar a criança e tratá-la com a mesma importância e consideração que eu gostaria de ser tratado (a). Dentro da educação respeitosa existem várias ramificações, como criação consciente, criação com apego, educação não violenta - sendo que nenhuma exclui a outra, mas todas se complementam. Segundo as palavras da autora L. R. Knost, a educação respeitosa se resume em três conceitos: conexão, comunicação e cooperação. Estes três elementos, interligados com compreensão, respeito e amor, criam um lar pacífico e feliz.
O primeiro desafio para alguém que nunca tenha ouvido falar em criação respeitosa ou nunca tenha educado seus filhos nesta filosofia, é que isso não funciona. Afinal "criança tem que obedecer" - "criança não tem que querer" - "se deixar, criança sobe em cima da gente" - "uma palmada nunca matou ninguém" - "meu filho só funcionava na base da ameaça".
Contudo, estas concepções são distorcidas e muitas vezes resultam de uma herança cultural e familiar - a forma como fomos criados se torna a forma como criamos os nossos filhos.
O interessante é que pesquisadoras da área da psicologia e neurociência comprovam, há anos, que a educação respeitosa é a mais compatível com o desenvolvimento natural das crianças. E nem precisamos pesquisar tanto assim para concordar que ninguém gosta de ser obrigado a nada, ou de apanhar, ou de ser gritado, humilhado, chantageado ou castigado.
Se coloque no lugar da sua criança: como VOCÊ reagiria se alguém te maltratasse? A formidável Dra. Jane Nelsen diz assim em seu livro "Disciplina Positiva": "De onde tiramos a absurda ideia de que, para levar uma criança a agir melhor, precisamos antes fazê-la se sentir pior?".
Disciplina Positiva foge completamente deste modelo vertical - por isso que não deve ser comparado a modelos como autoritarismo ou permissividade. Através da cooperação entre o adulto e a criança, proporcionamos um ambiente inclusivo e acolhedor. O adulto e a criança chegam a um denominador em comum através da comunicação. Isto não significa que os adultos deixam as crianças escolherem tudo sozinhas. Afinal há tarefas a serem cumpridas, limites a serem seguidos e combinados a serem respeitados. Este é exatamente o papel do adulto - manter a ordem e a organização no ambiente familiar. O adulto ainda é o condutor mas faz isso conquistando a cooperação das crianças. Para a Dra. Jane Nelsen, o adulto precisa estar atento e conectado à criança e ao seu temperamento para saber como e quando usar cada ferramenta. O resultado ideal é a criança se sentir pertencente e significativa, seja qual for a situação.
Há várias ferramentas que a Dra. Nelsen propõem em seu livro, mas o que definitivamente NÃO é usado na disciplina positiva são métodos punitivos como castigos ou palmadas, assim como gritos ou qualquer tipo de humilhação.
A primeira infância é o tempo e o espaço das descobertas, das relações intensas com o mundo e suas vivências!
Infraestrutura
Nossa equipe

Equipe gestora
Composta pela direção geral, pedagógica e coordenação administrativa, comercial e pedagógica, a equipe gestora é responsável por todos os processos da Dimensão. É uma equipe responsável por buscar novos olhares para a educação. Olhares que priorizem a formação de professores e projetos integradores, que levem os alunos a uma aprendizagem mais significativa. Trilhando um caminho de novas descobertas, a equipe gestora segue com uma inquietude de sempre para fazer sempre o melhor!

Professores
Os professores da Dimensão conduzem as crianças em um processo de aprendizagem continuo e eficaz, orientando-as em vários aspectos. Compartilham os seus saberes, mas sem apontar um único caminho para os pequenos. Elas estimulam, através do equilíbrio entre o brincar e o ensinar, a criatividade, a coordenação, o raciocínio e a imaginação dos alunos, sempre de uma maneira muito leve e divertida, para que eles queiram aprender de verdade. Nosso processo educacional atual é muito mais livre e cabe ao professor respeitar a autonomia dos alunos, sem desconsiderar, obviamente, que eles são seres em formação e precisam de auxílio em todo esse processo de ensino-aprendizagem.

Auxiliares de classe
Você sabe o que fazem as auxiliares de classe? Elas brincam o dia todo...isso mesmo!! Elas são responsáveis por realizar atividades lúdicas e por envolver nossos alunos com brincadeiras livres ou dirigidas. O que para os pequenos são “apenas brincadeiras”, para elas, são vivências com caráter pedagógico, que trarão benefícios para o desenvolvimento saudável das crianças. As auxiliares de classe dividem a rotina delas entre o cuidar e o educar; auxiliam os alunos na alimentação e em atividades pedagógicas. São responsáveis pela higienização das crianças e como mencionamos acima, também por brincar muito, afinal, na Educação Infantil o brincar é imprescindível para o processo de aprendizagem.

Recreacionistas
Você sabe como funciona a Recreação da nossa escola e quais alunos participam? Sãos os alunos do período integral que participam da Recreação. Em um turno eles realizam atividades pedagógicas e em outro participam da Recreação. As crianças são sempre convidadas a participarem de brincadeiras, que além de proporcionarem diversão, também proporcionam aprendizados muito importantes, que possibilitam a formação do perfil dos pequenos, e o desenvolvimento de seus aspectos afetivos, cognitivos e sociais. Tudo isso só é possível graças ao trabalho dessas profissionais, as recreacionistas, cujo planejamento é sempre muito bem alinhado ao das professoras, para que juntas possam trazer aprendizagens significativas alinhadas a muita alegria e brincadeira!

Equipe de asseio
Quem já esteve na Dimensão sabe o quanto prezamos por organização e limpeza; assim garantimos um ambiente saudável e confortável; tanto para os alunos, quanto para os funcionários da escola. Nossa equipe de asseio desenvolve um trabalho de suma importância para que o bem estar se faça presente em nossa rotina . Dedicação e carinho definem o trabalho das quatro colaboradoras que cuidam com muito zelo da nossa escola diariamente.

Equipe de cozinha
Nossas cozinheiras fazem parte de um dos ingredientes que dão mais sabor a nossa escola. São mãos e corações, que com muito carinho, nutrem o elo entre nossa cozinha e nossos alunos. Nossa nutricionista Julliana, da @nutrirkidsbrasil é responsável pela elaboração dos nossos cardápios, bem como pela supervisão da nossa cozinha e nossas três colaboradoras são responsáveis pelo preparo de toda a alimentação da nossa escola, tanto dos alunos, quanto de nossa equipe. Amor e carinho à mesa também fazem parte de nossa rotina!

Nossa recepção
Nosso segurança e nossas secretárias são as primeiras pessoas a recebê-lo em nossa escola: na portaria e secretaria! Com sorriso no rosto e uma energia contagiante, eles fazem parte de uma equipe essencial, que acolhe, que cuida, que ensina e que aprende! São responsáveis pela entrada e saída dos alunos, bem como por boa parte das comunicações realizadas com os pais!

Berçário
Você sabe como é composta a equipe do Berçário da Dimensão? Para essa faixa etária, temos a coordenadora do Berçário e as berçaristas. São elas que zelam com muito amor e carinho da rotina dos nossos pequenos. Elas têm em suas mãos uma importante missão, pois sabem que os primeiros anos de vida do bebê são fundamentais para o futuro desenvolvimento de suas emoções e de suas habilidades. Todos sabem que o trabalho das berçaristas é muito ligado aos cuidados básicos dos bebês, porém, o que muitas vezes não é percebido é que todos esses cuidados têm uma intencionalidade pedagógica, sendo eles muito bem planejados e avaliados. É a partir do contato com as berçaristas que os pequenos têm suas primeiras experiências e vínculos extra familiares, o que influencia diretamente na maneira como eles irão se conectar com o mundo mais tarde. Dedicação, acolhimento e afeto definem o trabalho dessas profissionais que se dedicam todos os dias para ter uma escuta atenta e cuidadosa e criar vínculos afetivos com nossos alunos!
Resumo aulas extracurriculares
Estimulação motora
Atividade ministrada por uma fisioterapeuta, para as turmas do Berçário e Minimaternal. A Fisioterapeuta realiza atividades semanalmente com os alunos, orienta as professoras sobre as atividades motoras: rolar, caminhar, correr, saltar, entre outras. Todas as atividades serão trabalhadas de forma lúdica e muito prazerosa. Ocorre uma vez por semana.
Movimento e ação
Atividades relacionadas à cultura corporal de movimento (brincadeiras, esportes, atividades rítmicas), estimulando a prática de vida saudável e a socialização. Esta aula acontece com as turmas do Maternal I ao Jardim II. Ocorre uma vez por semana.
Musicalização
A Musicalização é trabalhada com todas as turmas. Diversidade cultural, ritmos, coreografias, instrumentos e canto, são apresentados aos nossos alunos durante estas aulas. Ocorre uma vez por semana.
Projeto nutricional
Atividade mensal realizada por uma nutricionista, numa interação direta com os alunos, abordando um alimento específico, apresentando e estimulando o manuseio e degustação, além de ressaltar a importância do consumo do mesmo.
Natação
Ocorre duas vezes por semana, na Dinâmica (localizada no subsolo do Colégio Madre Paula) e admite crianças a partir dos 3 anos.
Teatro e judô
Aulas realizadas pela Oficina de Arteiros na Dimensão, com crianças a partir do Maternal II. Ocorrem uma vez por semana.
Ballet
A Escola de dança Rytmus realiza aulas de Ballet na Dimensão, com crianças a partir do Maternal II.
Yázigi
Realiza aulas de inglês, duas vezes por semana, na Dimensão.
Turmas
Berçário
4 meses a 1 ano e meio.
Minimaternal
1 ano e meio a 2 anos ( a partir de Abril ).
Maternal 1
2 anos (até 31/3) ou 3 anos (a partir de Abril ).
Maternal 2
3 anos (até 31/3) ou 4 anos (a partir de Abril).
Jardim 1
4 anos (até 31/3) ou 5 anos a partir de Abril.
Jardim 2
5 anos (até 31/3) ou 6 anos a partir de Abril.
